segunda-feira, 16 de julho de 2012

Conscientização Política


Bom amados irmãos, aqui estou mais uma vez postando algo que diz respeito ao meu cotidiano.
Quem leu meu perfil aqui, viu que uma das coisas que falei que poderia escrever seria sobre política.
Então como entramos em fase de campanha eleitoral, eu, que sou ciente de minhas obrigações e quero um Brasil, um Rio Grande do Sul e minha cidade Rio Grande melhores, resolvi escrever algo sobre o assunto.
Instigada (como sempre) com alguns descasos ( aqui devo dizer que graças à Deus agora são poucos os descasos que vejo) fiquei pensando o que faz com que pessoas inteligentes digam de peito estufado: " não gosto de política!"...como assim????? Política move o mundo!!!!
Vejo algumas pessoas postando seu apoio a algum candidato, e me incluo nesta lista e digo: acho isto saudável sim, já que é lá que postamos o que pensamos!
Ora, no momento o que está fervendo em nossas cabeças, pelo menos deveria estar, não é a nossa eleição para prefeitos e vereadores? 
Quantos destes que se dizem contrários à propaganda política fazem algo de efetivo pelo bem comum de nossa cidade? 
Conheço pessoas "inacreditáveis" que não são capazes de tentar se colocar no lugar dos outros. Pessoas que são intransigíveis em seus comentários e atitudes apenas pelo prazer de poder dizer que "faço o que bem entendo, não gosto e falo"....nossa, chega a dar pena!
Gente voto é coisa muito séria!!!!
Quando votamos, estamos dando uma procuração para que determinado candidato fale e aja  por nós, pelo nosso bem comum! Já vi absurdos assistindo a TV Câmara de Rio Grande e vou dar só um exemplo: um vereador ( que enche a boca para dizer que já é vereador a ??? anos....) mas dizendo que ele sempre pensa primeiro no bem estar dele, pois só assim poderá estar bem para cuidar do resto do povo...
Gente, confesso que não sei qual o maior absurdo, ele ter tido a cara de pau de falar isto; a cara de deboche com que ele falou ou eu ter perdido meu tempo ouvindo ele! Eis uma dúvida....
Mas é só esta dúvida que tenho.
Sabe a muitos anos acompanho a política ( mesmo sendo mãe e dona de casa) e com isto criei minha linha de raciocínio...a alguns anos pensei em me filiar a algum partido, e não me filiei pois ficava na dúvida entre dois...o tempo passou e no ano passado fui convidada, aliás não só eu mas todos os membros do MFC de Rio Grande, para se filiarem ao PSC - Partido Social Cristão, pelo Sebastião Alves. Foi então que não resisti e me filiei.
Só estou falando isto para mostrar o meu nível de comprometimento com a política.
Tenho uma característica muito forte que é questionar e falar quando não concordo com algo. Quanto à isso, nosso querido Deputado Estadual  Alexandre Lindenmeyer sabe bem. E quem me conhece sabe que quando sou contra a algum político, sou simplesmente pelos mensalões, corrupção, etc...
Quanto aos nossos vereadores, penso que precisamos de uma boa mudança lá!
É claro que alguns merecem continuar, quanto à estes que Deus os abençoe e possam realmente continuar lá...mas outros precisam "urgentemente" deixar o cargo! E para isto peço que analisem bem os novos candidatos. 
Eu já tenho o meu!
E o pior é que eles estão lá a anos justamente por culpa destas pessoas que não falam de política, que não mostram aos seus amigos, parentes e colegas as sujeiras e barbaridades que ouvimos lá!
Quem nunca ouviu a frase: "Os maus não são bons porque os bons não são melhores"???
Melhor, muito melhor do que  qualquer propaganda, é a propaganda boca a boca. E assim como  ela funciona a favor, funciona contra também.
Mas não basta apenas falar mal do que está acontecendo, temos que fazer nossa parte!
E a única maneira de fazermos isto é com o voto consciente!
E para ajudar, deixo aqui dois pensamentos:

"Somente o voto consciente pode promover uma assepsia ética na política e a eleição de candidatos comprometidos com a transparência na gestão pública".
Dr. Flávio Braga

"A conscientização política no Brasil é o primeiro passo, para que nós tenhamos pessoas críticas, comprometidas e responsáveis, para que façam do direito de votar, não uma obrigação, mas a chance de mudar, de combater as coisas erradas, de erradicar a fome, a pobreza e a corrupção".

Gustavo Guimarães


Então para finalizar quero apenas dizer que lamento muito pelo pensamento de algumas pessoas, mas eu não vou deixar de tentar fazer o que posso, o que está ao meu alcance apenas para agradar à vocês.
Eu quero poder contribuir para uma política mais séria e comprometida! 
E ela só terá chance de voltar a ser algo digno quando entendermos a grandeza da importância de nossa conscientização e necessidade do voto sério!

A todos vocês

PAZ e BEM!

5 comentários:

  1. "" Tua percepção política atual é precisa, clara e concisa. Atingistes o ponto de forma fulminante!Parabéns pela iniciativa...Continue assim pois este é o caminho da realização pessoal e profissional."""O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam". Arnold Toynbee (1889-1975)..Fraterno Abraço do amigo de sempre Gentil Fabres..

    ResponderExcluir
  2. Leio muito, principalmente na internet e, deparei-me com teu blog por sermos amigas de face. Parabéns!!! Este texto é um exemplo: excelente. E tens razão, precisamos ter a consciência que o futuro de nossa cidade depende de cada voto. A responsabilidade é nossa. Devemos estudar todos os candidatos e escolher, assim, conscientes, poderemos reclamar. Parabéns e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida!
      Como é bom ver outras pessoas pensando igual à mim!
      Se cada um fizer a sua parte, o mundo se transforma!
      Como diz aquela frase: quem um mundo melhor?comece mudando a si mesmo!
      Vamos unindo nossos pensamentos e ações para transformar nossa cidade nestas eleições!
      Fica com DEUS!
      Bjs

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim!