Porque as pessoas ficam horrorizadas quando digo que não assisto novela de jeito nenhum desde 2004?
Meu filho menor,quando era pequeno, dizia que quando comentava com os colegas que a mãe dele não assistia novela, achavam um absurdo.
Nossos filhos dizem até hoje que somos de outro mundo,pois não fazemos nada do que a maioria das pessoas fazem.
No meu caso, quando eles estavam se preparando para fazer a 1ª Comunhão, eu percebi que eles assistiam as novelas junto comigo;então eu comecei a mostrar o que na novela era um mau exemplo.
Percebi então, que passava o tempo todo assim.
Resolvi com isto desligar a tv ,pois era mais fácil.
Com esta minha atitude(talvez alguns de vocês achem que fui radical), ganhei muito,mas muito mesmo em qualidade de vida familiar.
Desde então, começamos um hábito muito bom:
todos os dias, depois da janta (nos dias de semana) e após o almoço (nos finais de semana) ficamos sentados na mesa conversando.
É claro que nem sempre são conversas agradáveis,pois temos conversas necessárias para o crescimento dos nossos filhos.
Mas damos muita risada juntos também!
Contamos fatos que aconteceram conosco naquele dia, alguma notícia que tenhamos visto, nossos planos para o dia seguinte, dividimos nossa decepções, nossas alegrias...
Tudo isto porque a tv está DESLIGADA.
Já ouvi:
"mas o que fazes durante o tempo em que estás em casa"?
Minha resposta é:
"escuto música".
Tenho vários Cd´s de músicas católicas, adoro escutar a rádio Antena 1 pela internet,escuto a Web Rádio Peregrina da Obra Missionária do Pe. Giribone (http://www.obramissionaria.org.br/) e até mesmo a Canção Nova(também pela internet).
Mas uso a tv sim, para assistir o finalzinho do programa FM Café da TV Furg, assisto muito também a nossa TV Câmara , filmes e algumas séries.
Ou seja,minha programação é diversificada,mas com qualidade.
Até mesmo as notícias prefiro ver pela internet, costumo dizer que quando vai para a tv, a notícia já está velha.
Acho, e me desculpem os fãs de tv,mas a tv brasileira é um lixo e nos emburrece!
Novelas dando maus exemplos, programas feitos apenas para ganhar audiência...
Até mesmo aquelas reportagens feitas enaltecendo o frio(esquecendo que muitas pessoas não tem o que vestir para se aquecer, ou nem mesmo comer),colocando reportagens no ar de pessoas delirando de alegria por estar vendo neve aqui no sul...
Quando chega a época de início das aulas, aquelas reportagens onde falam de lanches saudáveis para levar para a escola(esquecendo que a maioria não tem a menor condição disto).Ora, as pessoas que tem condições para isto, têm condições também para buscar informações,não precisam ver a tv para isto.
Ou seja:
Lixo,lixo,lixo e mais lixo!!!!
Quero qualidade para a minha vida!!!
E sou muito mais feliz assim!!!
À todos vocês
PAZ e BEM!
Ótima reflexão. É muito difícil hoje ficar longe da TV. E realmente é um ponto negativo para a família, pois impede um contato maior entre as pessoas. Bjs, Lucilene
ResponderExcluirObrigada querida!
ResponderExcluirRealmente,é lamentável ver tantas famílias passando por problemas e não se dando conta que as coisas ruins entram em nossas casas pela televisão.Ficam perdendo tempo vendo reality shows, novelas...analisando as ações e reações das pessoas e personagens ao invés de desligar a tv e analisar as suas ações e reações.
Quanto tempo perdem e evitam de crescer pessoalmente...com nossa mudança pessoal, mudamos tudo à nossa volta.
Mas é difícil as pessoas se conscientizarem disto.
Obrigada pelo carinho e por estares acompanhando tudo o que escrevo querida Lu!!!
Que DEUS te abençoe!
Bjs
Parabéns, pelo texto e por não veres novela;também não as vejo.
ResponderExcluirQuando eu trabalhava, meu esposo e eu, por sermos professores, alternávamos os turnos, assim não necessitávamos de auxiliares para cuidar dos filhos; a noite quando ele saia, eu ficava cuidando das crianças e dos afazeres da casa. Desta forma eu mais ouvia novela e televisão do que via; ao me aposentar, passei a ter mais tempo e pude realmente ver o que se passava na tela e não gostei. Desde então passei a ser bicho rara na família e amigos: Bicho mulher que não vê novela!
É bom conhecer outros assim!
A paz de Cristo e o amor de Maria.
Olá dona Loraine,
ResponderExcluirbem, primeiro me apresentar =P sou uma amiga do Douglas, do Pará. Estava a ler seu texto, e fiquei pensando na criação que tivemos aqui em casa. Sabe, nunca tivemos televisão. E por isso posso dizer que desfrutamos muito mais da infância, eu e meus irmãos, que a maioria das crianças. Nós crescemos correndo, subindo em árvores, nadando no rio (moro na beira de um rio) e fazendo todo o tipo de peripércias ao ar livre. Posso dizer também que por não ter televisão, me tornei uma leitora viciada desde que aprendi a ler. Ao invés de sentarmos para ver filmes e novelas, minha mãe me levava à biblioteca, com uma lancheira, e ela lia um livro enquanto eu lia revistinhas, gibis, livros infantis. Nessa época eu tinha sete anos. Aos 12, eu já lia bestsellers, aos 14, lia Platão, os discursos de Sócrates, aos 16 lia coisas como Tolkien e me apaixonei pela literatura francesa, com Victor Hugo, Balzac, Alexandre Dumas. Ler, para mim, é uma necessidade como a alimentação.
Bem, esta foi uma das coisas que a televisão (ou a falta dela) mudou. Posso dizer que outro dos fatores é que com apenas 18 anos (quase 19) estou no 5º período de uma faculdade de tecnologia, com um amor tão grande a essa área quanto pelos livros.
Bem, falei até demais já... isso foi para dizer que compartilho de seu pensamento e vivi grande parte dele. =)
Abraços,
Daphne
Querida Daphne
ResponderExcluirComo é bom ver,entre tantos absurdos diários,uma jovem dando seu testemunho do que a falta de TV fez em sua criação.
Com certeza tu e teus irmãos tiveram uma infância privilegiada.
E tua mãe foi muito feliz em te levar para a biblioteca desde pequena,com certeza muito do que és hoje, deves à ela.
Assim como tenho certeza de que és um orgulho para ela!
Então querida, que DEUS te abençoe e possas ser sempre muito feliz com tuas escolhas!
Bjs!