terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quem quer,aprende...

Pois é,queridos leitores...ontem tivemos uma noite de aprendizado no MCC.
A coordenação planejou uma noite em que o nosso querido Pe.Giribone, que é o Diretor Espiritual do MCC Rio Grande,responderia qualquer dúvida que tivéssemos.
Então providenciaram papéis e caneta e colocamos nossas perguntas em uma caixa.
E ontem ele respondeu 11 das 29 perguntas escritas e mais algumas dúvidas que surgiram no momento.
Foi muito útil,pois algumas pessoas ficaram surpresas com o que foi dito.
Então resolvi postar aqui as perguntas com suas respostas(até onde foi possível copiar)para ajudar aqueles que queiram aprender um pouco mais sobre a nossa tão amada Igreja Católica.
Espero seus comentários!


1- Depois de rezar o Pai Nosso na missa, devemos terminar com "AMÉM"?
   Não, o Pai Nosso da missa não tem amém pois a oração continua  e só encerra após a Oração da Paz,aí sim dizemos o amém.


2- A missa assistida pela TV é válida?
   Não, a missa assistida pela televisão não tem valor sacramental,mas sim devocional.
   Eles aconselham às pessoas que estão doentes, impossibilitadas de sair de casa, que assistam a missa pela TV, mas que peçam para um Ministro da Eucaristia para levar a comunhão até eles.
Porém a missa celebrada pelo Papa, como a missa do Galo por exemplo, a benção dada por ele, tem Indulgência Plenária, mas isto não desobriga a nossa ida na missa de Natal(usando o mesmo exemplo).


3- Quem não é casado pode comungar?
   Se a pessoa for solteira e não viver com ninguém pode.
   Para comungar precisamos estar em estado de graça, portanto se uma pessoa não for casada,mas tiver um relacionamento está impossibilitada de receber a Eucaristia.
   Para as pessoas que não têm nada que  impeça o casamento na igreja, é aconselhável que realizem o Sacramento do Matrimônio, assim estarão aptos a comungar.
   Foi dito também que as pessoas impedidas de casar(aquelas que são separadas) podem fazer parte da Liturgia.


4- Porque os padres não podem casar?
   O celibato é uma conquista da igreja.
   Ele deu alguns exemplos, e vou colocar aqui dois:
"a comunidade que deve ajudar financeiramente o padre (com o dízimo por exemplo), se os padres tivessem família o custo seria maior"...e " se o padre tivesse família,muitas vezes seria difícil conciliar os compromissos com a igreja com os da família, se um filho ficasse doente por exemplo, o padre se sentiria na obrigação de ajudar a família não podendo atender os fiéis. Tendo como exemplo a situação de ontem onde ele pode estar presidindo a missa e respondendo estas perguntas.


5- Porque há padres com desvio de conduta(homossexualidade e pedofilia)?
   As pessoas que nascem homossexuais, serão assim  pelo resto da vida (por ser um desvio muito forte em que a ciência e a medicina não conseguiram chegar a um consenso).
   Os homossexuais não devem ingressar no Seminário porque a atração física que eles sentem entre o mesmo sexo, é 600 vezes maior do que pessoas normais sentem( ao ponto de se mutilarem).
   Quanto à pedofilia ele disse que tem tratamento(desde que a pessoa que tem este desvio reconheça ser assim).
   Foi falado ainda, que uma pesquisa feita (não lembro o país)mostrou que 25% das pessoas que trabalham na área da medicina cometem pedofilia e que apenas 1% dos sacerdotes cometem este pecado, mas é neste percentual pequeno que a mídia se detém.
   Foi dito também que, um padre envolvido em um caso destes, perde o uso da Ordem,mas continua sendo padre, podendo ajudar em situações extremas como uma Unção dos Enfermos.


6- Qual a diferença entre Padre Diocesano e Frei?
   Freis pertencem à Ordem Religiosa, e não precisam necessariamente se tornar padres.
   Os padres não precisam ser freis para se tornarem Sacerdotes.
   Existem ainda os Padres Maristas e os Irmãos Maristas.
   Foi perguntado se Bispo tem limite de tempo e idade para ser Bispo, ele respondeu que a idade mínima é de 35 anos e 15 anos de Ministério, após isto,quando o Bispo completa 75 anos de idade, deve pedir o seu afastamento, e ficará à critério de Roma a sua liberação.


7- O que responder sobre Nossa Senhora para os evangélicos?
   Se gostamos de Jesus, devemos querer a mãe dele,já que foi ela nos deu Ele.
   Surgiu então uma pergunta referente ao estado ser laico, onde ele respondeu que são descendentes de um grupo que quer que a Igreja não opine em nada.


8- Porque o Padre quebra a Hóstia na missa?
   Antigamente só o Bispo celebrava a missa, e o Presbítero(homem mais velho da comunidade é quem levava a Eucaristia para os fiéis).
Então o padre quebra a Hóstia e coloca um pedacinho dentro do Cálice, este ato recorda a união da Igreja(Sacerdote-Bispo e Papa).


9- Se liturgicamente levantar a mão no "com cristo,por Cristo e em Cristo" é errado,porque os padres não orientam os fiéis?
   Ele disse que realmente é errado levantar a mão.
Que todos os padres que deixam ou pior, que pedem para fazermos isto, estão agindo errado.Que deveriam se instruir melhor.
Alertou ainda que devemos chamar a atenção dos nossos padres que agem assim.


10- Se não formos na missa do final de semana, podemos comungar na segunda feira?
  Não, para comungarmos precisamos estar em estado de graça.
  O III Mandamento nos manda guardar domingos(ou sábados após 16h) e festas de guarda.Se não formos à missa no final de semana por própria culpa, ou seja, porque não quisemos,estamos em pecado.Sendo assim, só poderemos comungar novamente após confessarmos.




Bom queridos irmãos,que possamos trazer tudo o que ainda não sabíamos para nossas vidas.


À todos vocês
PAZ e BEM!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim!